Olááááá

Olááááá
Seja bem-vindo(a) a este espaço!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Comentando: Histórias de Detetive


Esta compilação traz histórias dos melhores escritores policiais: Sir Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Marcos Rey, Edgar Wallace, Medeiros e Albuquerque e Jerônimo Monteiro, sendo os dois últimos brasileiros. Com histórias pra lá de surpreendentes, o livro não é lido e sim devorado por amantes de contos policiais. Segue uma sinopse dos contos.
Sherlock Holmes à Beira da Morte - Sir Arthur Conan Doyle - Parece que desta vez não tem volta. Holmes está muito doente e já não tem perspectiva de cura. Depois de muita insistência da parte da Sra. Hudson, locatária do 221B, ele concorda em ver Watson. O que foi que houve com o intrépido detetive? Será mesmo seu fim? Publicado com o título original de "The Adventure of The Dying Detective", o conto encontra-se no livro "O Último Adeus de Sherlock Holmes".
Se Eu Fosse Sherlock Holmes - Medeiros e Albuquerque - um dos pioneiros do romance policial no Brasil, fica mais que evidente em quem ele se inspirou. Esse título, que é na verdade o nome de um livro seu, se deve ao fato do protagonista ser levado a agir em determinadas situações como o detetive de Doyle. Nesse conto, um furto ocorre durante uma reunião na casa de madame Guimarães, e o "detetive" vê o momento oportuno para mostrar seu talento.
"Tu És o Homem" - Edgar Allan Poe - publicada com o título original de "Thou art the man", como em toda boa história de Poe, não podia faltar aquele toque de terror e até mesmo de um certo humor negro. Aparício Penagrande desaparece misteriosamente e todos suspeitam que tenha sido assassinado. Mas de quem será a culpa? Qual foi o motivo? Será que morreu mesmo ou simplesmente sumiu?
O Fastasma da Quinta Avenida - Jerônimo Monteiro - Dick Peter tem que lidar com algo sobrenatural: um fantasma apareceu à sua noiva, Mary, deixando-a num estado de nervos lastimável. Esse esperto rapaz não acredita na origem sobrenatural da criatura e tem certeza de que por baixo do lençol há uma pessoa. Resta-lhe descobrir quem é e cuidar para não ser assassinado pelo ser misterioso.
O Último Cuba-Libre - Marcos Rey - Adão Flores ganhou fama de detetive após solucionar alguns mistérios. Dessa vez ele tomou um grande susto ao ser procurado pela esposa de Julio Barrios, um cantor mexicano que Flores empresariou. Susto maior ainda foi encontrá-lo assassinado com uma tesoura ao peito e tendo um cuba-libre quente em seu criado-mudo. Com o auxílio da polícia, cabe a Adão descobrir o assassino.
Código 2 - Edgar Wallace - Schiller era um simples agente do Serviço Secreto. Com o tempo começou a ganhar a confiança e simpatia de seu superior Sir John Grandor, que guarda o misterioso Código 2, ao qual apenas os membros do Primeiro Time tinham acesso e somente de forma oral. Mas o que será o misterioso aparelho que Schiller está construindo e que é guardado no cofre junto ao código?

5 comentários:

  1. bomo mas vc poderia dara mais of fatos da historia

    ResponderExcluir
  2. Vc poderia dizer mais, muito mais, um resumo mesmo de historias de detetive!

    ResponderExcluir
  3. Historias de detetive sao as que mais me fascina, e tambem pelo desejo da curiosiade que me faz te instinto de descubrir os misterios escondidos.

    ResponderExcluir